Home / Software Posts / Um PDF 3D do MicroStation?

Um PDF 3D do MicroStation?

Dave Mayer Profile Image

Dave Mayer, Senior Consultant

CAD Software for Modeling and Visualization

Share

Um PDF (Portable Document Format) 3D é um arquivo PDF com geometria 3D dentro. O arquivo contém uma representação geométrica 3D do modelo, não apenas imagens de diferentes pontos de vista. Usando qualquer visualizador habilitado para PDF 3D, a rotação, ampliação e seleção de partes estão disponíveis na exibição 3D. Isso geralmente é usado para documentação, compartilhamento e colaboração.

Quando os departamentos de engenharia colaboram com outros departamentos ou com a cadeia de suprimentos mais ampla, seus arquivos CAD 3D geralmente​ são pesados demais para transferência. Além disso, é raro que os consumidores desse conteúdo precisem de acesso de fidelidade total ao CAD 3D; portanto, uma representação segura “leve”, contida em um arquivo PDF, é a solução ideal, pois os dados CAD originais nunca são compartilhados.

Um PDF 3D do MicroStation?

Por algum tempo, os documentos PDF têm sido um componente onipresente de nossas interações comerciais. Seja no escritório ou no campo, os profissionais de engenharia e projeto dependem de arquivos PDF para entrega rápida e segura da documentação do projeto. Como tal, provavelmente não é surpresa que o MicroStation possa gerar arquivos de saída para o formato PDF.

O que você talvez não soubesse é que, com o MicroStation, você pode entregar seus projetos em PDF 3D. Para ficar claro, não estamos falando de uma ilustração plana do seu projeto 3D, mas de um modelo 3D real com materiais renderizados, que você pode girar e manipular em um visualizador de PDF.

MicroStation 3D PDF Viewer

 

Por que 3D?

Um modelo 3D contém detalhes que podem ter sido ocultos ou obscurecidos em planos, elevações e seções 2D tradicionais, e o PDF tem mais recursos do que apenas a capacidade de visualizar um arquivo. Dispositivos móveis potentes e visualizadores de PDF prontamente disponíveis tornaram as marcações de campo, sem aqueles desenhos em papel, um pouco mais práticas.  

Usando um produto como o Acrobat Reader DC da Adobe, projetistas e construtores podem criar “páginas” de marcações a partir de um único modelo mestre do MicroStation que foi “Impresso” em um PDF 3D.

O processo para criar um PDF 3D para marcações de campo é semelhante à plotagem padrão:

  1. Prepare o modelo para impressão
    • Se você ainda não tiver feito isso, monte um modelo mestre contendo os componentes 3D das várias disciplinas, sistemas e geometria de contexto/referência que você julgar necessário.
    • Pode ser benéfico limitar a área de interesse com um recorte de volume, portanto, não incluirá geometria de todo o modelo.
  2. Na seção Imprimir no segundo plano do MicroStation, selecione Imprimir em PDF
    • Como as marcações de campo provavelmente serão realizadas em um tablet, considere usar uma folha de tamanho A ou B sem margem e bloco de título.
    • Certifique-se de que Imprimir em 3D esteja marcado.
  3. Selecione Imprimir em arquivo

É muito fácil criar um modelo PDF pronto para marcações. As funcionalidades de revisão, análise e anotação dependem, obviamente, do visualizador de PDF que você estiver usando. Se você estiver usando o Acrobat Reader DC, poderá girar e ampliar o modelo, criar seções e novas exibições com notas, nuvens e outras anotações.

E há mais…

Embora a criação de geometria 3D para marcações seja bastante útil, existem outros recursos que o MicroStation oferece com a facilidade de impressão em PDF:

  • Com pouca configuração adicional, os “Dados comerciais” anexados à geometria de um modelo do MicroStation tornam-se visíveis no PDF como pares de propriedade/valor.  
  • Se um modelo do MicroStation tiver um sistema de coordenadas geográficas (SCG) definido, você poderá criar documentos PDF que aproveitem as instalações geoespaciais do visualizador.
  • Modelos 3D do MicroStation contendo animações podem ser transferidos para documentos PDF e reproduzidos de qualquer vantagem.
  • Usando o Organizador de impressão, você pode criar PDFs de várias páginas com marcadores hierárquicos.

Então, os PDFs 3D da MicroStation são a solução certa para você?

Talvez. Embora existam várias soluções para criar marcações de campo, os PDFs são uma solução de nível básico viável. Aqui está o porquê:

  • A funcionalidade que cria documentos PDF 3D robustos está incorporada ao MicroStation.
  • Não há software adicional para download e nenhum custo adicional.
  • Os PDFs são facilmente visualizados em várias plataformas/dispositivos com visualizadores sem custo que incluem capacidade de marcação.
  • Os PDFs têm segurança integrada e são fáceis de distribuir.

Então, os PDFs 3D são adequados para você? É fácil descobrir. Basta abrir o MicroStation e dar uma chance.

Relevant Tags

Overall, MicroStation is a powerful tool for civil design projects from roads to bridges, tunnels to railways, and everything in ...
Both CAD (Computer-Aided Design) and BIM (Building Information Modeling) are popular software technologies used in the architecture, engineering, and construction ...
WS Atkins overcame rail design challenges and site constraints with MicroStation’s parametric modeling capabilities. ...