Home / Software Posts / Resolvendo desafios complexos de análise geotécnica, de modo fácil

Resolvendo desafios complexos de análise geotécnica, de modo fácil

Carlos Correa Profile Image

Carlos Correa, Product Sales Engineer, Geotechnical

Active construction site with heavy machinery and ongoing excavation work.
Active construction site with heavy machinery and ongoing excavation work.

Share

Desafios geotécnicos estão em todos os lugares, começando da interação do solo com a fundação de nossas casas, estradas, aterros, barragens, muros de contenção, e túneis. Engenheiros têm estudado esses casos por séculos, e ao longo do tempo eles desenvolveram diferentes métodos para resolver esses desafios – infelizmente, esses métodos não são sempre acurados ou representativos da realidade.

Métodos numéricos, por outro lado, têm sido provados e confiados tanto para aplicações simples como complexas. A introdução das análises pelo método dos elementos finitos (FEM) é uma das realizações mais significantes no estudo da interação solo-estrutura nas últimas décadas. Atualmente, usar FEM como ferramenta na engenharia geotécnica é extremamente útil para a análise dos mecanismos de ruptura e fatores envolvidos. No entanto, análises em elementos finitos porecisar ser realizadas de forma apropriada visto que de outro modo erros humanos poderiam levar a resultados inacurados. Por essa razão, usuário precisam entender a abordagem teórica a esse método.

Common Applications of Geotechnical EngineeringAplicações comuns da engenharia geotécnica

Por que e quando usar análise em elementos finitos

FEM obtém os estados de tensão-deformação com respeito ao carregamento e discretiza o contínuo em componentes não sobrepostos. Também permite o uso de modelos de solo complexos, o que permite aos usuários criar uma representação numérica do solo e das estruturas.

Análise em FEM considera parâmetros que métodos convencionais são incapazes de analisar. Isso faz o FEM essencial para análises geotécnicas mais complexas, incluindo

• Comportamento complexo do solo (endurecimento de solo, anisotropia, fluência, rigidez não linear)
• Condições hidráulicas complexas
• Geometria não usual
• Carregamento complexo
• Efeitos de tempo
• Retroanálise de ensaios de campo ou monitoramento estrutural

Esses recursos e a capacidade do FEM em resolver problemas de interação solo-estrutura o faz uma aplicação preferencial em projetos nos quais entender as deformações é importante, como

Aterros e Barragens

Embankments and Dams

Túneis

Tunnel_1

Tunnel_2

Escavações profundas

Deep Excavation 1

Deep Excavation 2

Como realizar análises em elementos finitos

Abaixo nós demostramos com realizar uma análise em software de elementos finitos, usando o exemplo de uma análise elastoplástica de uma sapata de fundação.

Passo 1: Definição das camadas de solo

O primeiro passo é criar as camadas de solo e selecionar os modelos constitutivos para representar o comportamento do solo. Para obter uma análise FEM acurada, uma compilação de dados suficientes do solo (preferencialmente de investigação geotécnica ou, alternativamente, de correlações conhecidas que representem o solo) é necessária para obter as informações necessárias para criar uma simulação representativa do comportamento do solo.

Defined Soil Strategy in ModelingEstratigrafia do solo definida na modelagem

Passo 2: Definição da geometria e condições de contorno

Criar a sapata e a carga pontual sobre a sapata no modo “Estruturas”.

Definition of geometryDefinição da geometria

Passo 3: Discretização dos elementos

A malha de elementos finitos é gerada automaticamente pelo software de elementos finitos. Verifique a qualidade da malha e manualmente ajuste ou refine a malha (se necessário) para aumentar a acurácia da solução.

Mesh Generated

Malha gerada

 

Passo 4: cálculo e resultados

Após rodar o cálculo, o programa de elementos finitos mostra o resultado de diferentes cenários de carregamento, como o carregamento em condição de serviço e no estado limite último. O software oferece várias vistas para inspecionar os resultados, de forma que é fácil avaliar as distribuições de tensões e mudanças de tensões abaixo da sapata, como também o padrão de deformação sob a condição de carregamento de serviço e zonas de ruptura quando o carregamento excede a capacidade de carga. Abaixo nos vemos uma imagem de um perfil de deslocamento típico, com a segunda imagem mostrando um típico mecanismo de ruptura do tipo Prandtl.

1

2

Típica zona de ruptura do tipo Prandtl

Conclusão

Enquanto métodos convencionais têm desempenhado um importante papel na análise geotécnica, eles frequentemente se baseiam em premissas importantes e fornecem resultados conservadores. Análise em elementos finitos é necessária para certas análises, como demostrar a adequação de uma estrutura geotécnica contra a ruptura ou prever o fluxo de água em uma ensecadeira. Cada um desses casos necessita de uma abordagem única que não pode ser resolvida apenas por métodos empíricos; a análise em elementos finitos fornece os cálculos necessários para previsões suficientemente acuradas.

Relevant Tags

Si bien los métodos convencionales han jugado un papel importante en el análisis geotécnico, a menudo se basan en suposiciones ...
In order to obtain stresses and deformations in a geotechnical analysis, finite element analyses require stiffness parameters in addition to ...
While conventional methods have played an important role in geotechnical analysis, they are often based on assumptions and provide conservative ...