Home / Software Posts / GeoStudio, o Futuro das Análises de Equilíbrio Limite

GeoStudio, o Futuro das Análises de Equilíbrio Limite

Luís Henrique Prates

Aerial view of a large open-pit mine with multiple terraces and access roads in a barren, arid landscape, demonstrating the powerful capabilities of GeoStudio for limit equilibrium analysis.
Aerial view of a large open-pit mine with multiple terraces and access roads in a barren, arid landscape, demonstrating the powerful capabilities of GeoStudio for limit equilibrium analysis.

Share

Fluxo de trabalho geotécnico integrado 

A visão da Seequent é fornecer uma série de soluções subterrâneas que se integrem perfeitamente em cada estágio do desenvolvimento da infraestrutura. Começando pela coleta e gerenciamento de dados de campo com OpenGround, passando para a caracterização de subsuperfície e modelagem geológica com LeapFrog Works, e culminando na etapa avançada de Análise Geotécnica com PLAXIS e Geo

Análise Geotécnica 

Considerando esse fluxo de trabalho, uma etapa fundamental no desenvolvimento de um projeto de infraestrutura é a Análise Geotécnica. Isto é auxiliado pela análise numérica, onde são examinadas as alterações nas tensões e deformações nas estruturas existentes e planejadas. Estabelecer um modelo de terreno abrangente com parâmetros de projeto precisos antes da análise é crucial para refletir as condições esperadas do terreno. Os insights desta análise orientam a seleção, o design e a especificação de soluções. 

As soluções de análise geotécnica disponíveis no fluxo de trabalho da Seequent são GeoStudio e PLAXIS, ambas ferramentas confiáveis para problemas complexos de engenharia que podem ser usadas para análise de geometria 2D e 3D. 

a screenshot of a computera computer screen with a map

Adeus ao PLAXIS LE (SOILVISION)  

PLAXIS LE (anteriormente SOILVISION) fazia parte desse fluxo de trabalho, no entanto, em junho de 2023, a Seequent tomou a árdua decisão de encerrar o suporte (e retirar) PLAXIS LE e PLAXIS Designer. Esta decisão faz parte da visão da Seequent de agilizar o fluxo de trabalho geotécnico e de se concentrar no desenvolvimento de uma solução única de Limit Equilibrium e, assim, melhorar a experiência do usuário. 

O que vem a seguir em Equilíbrio Limite? 

A Seequent está confiante de que usar o GeoStudio como um substituto do PLAXIS LE ajudará os usuários a obter os melhores resultados e projetos, tanto quanto com o PLAXIS LE/SOILVISION. 

O GeoStudio tem sido amplamente utilizado para análises geotécnicas há mais de 30 anos. O GeoStudio possui vários recursos exclusivos que o tornam uma solução de longo prazo mais forte e confiável para análise geotécnica do que o PLAXIS LE, e interopera com uma ampla gama de aplicativos baseados em nuvem. 

O GeoStudio oferece funcionalidade e interoperabilidade superiores com produtos Seequent, como Leapfrog, PLAXIS (FEM) e outros aplicativos baseados em nuvem. Isso torna o GeoStudio uma excelente opção para o número crescente de usuários que estão construindo fluxos de trabalho mais conectados e embarcando em suas jornadas de gêmeos digitais. 

GeoStudio, uma solução única 

GeoStudio é a única solução no mundo que oferece a capacidade de realizar análises de equilíbrio de limites gerais, análises de estabilidade baseadas em tensões de elementos finitos e análises automatizadas de estabilidade de redução de resistência no mesmo ambiente de modelagem. Os usuários não precisam importar resultados de módulos diferentes; O GeoStudio permite integração perfeita para qualquer tipo de análise de estabilidade. O GeoStudio também permite aos usuários realizar análises rápidas de rebaixamento, análises complexas de infiltração, avaliar desidratação e recalque e organizar sequências de construção complexas usando a árvore de análise. 

O GeoStudio tem um longo histórico em análise de equilíbrio limite de estabilidade de taludes para projetos de engenharia civil e de mineração, o que o tornou uma solução robusta e confiável para estabilidade de taludes, fluxo de águas subterrâneas e desafios ambientais. 

Usos comuns para o GeoStudio 

Civil 

  • Aterros & barragens:  Analise a estrutura geotécnica e o subsolo para projetar aterros, diques e barragens seguros e confiáveis. 
  • Escavações:  Entenda como as condições e tensões do solo impactam as escavações e preveja com precisão o assentamento do solo e o deslocamento das estruturas. 
  • Congelamento de solo e alterações climáticas: Modele a transferência de calor com mudança de fase devido à condução e convecção. 

Mineração 

  • Estabilidade a céu aberto:  Avaliar fator de segurança e mecanismos de falha no talude da cava e analisar falhas em paredes altas a céu aberto. 
  • Rebaixamento hidrico a céu aberto:  Compreender a resposta dependente do tempo do sistema hidrogeológico aos esforços de bombeamento e rebaixamento e estratégias de remediação. 
  • Barragens de rejeito:  Analisar a construção e operação da barragem de rejeito para mitigar o risco de rompimento. 

Ambiental 

  • Proteção ambiental: Abordar questões desde as fases de pré-construção e construção, bem como análises de desempenho a longo prazo. 
  • Águas subterrâneas: Melhorar a gestão dos recursos hídricos subterrâneos através da compreensão do comportamento hidrogeológico dos sistemas naturais e artificiais.

Destaques dos novos recursos do GeoStudio 

O GeoStudio 3D, contendo SLOPE3D (a versão 3D do SLOPE/W), é o substituto do PLAXIS 3D LE e oferece uma abordagem prática e sofisticada para capturar mecanismos de falha de taludes 3D em solo e rocha, dada uma variedade de formatos de superfície de deslizamento, condições de poro-pressão da água e propriedades do solo. Melhorias na captura de descontinuidades geológicas planas e não planas em análises de estabilidade 2D e 3D, busca de otimização para formato de superfície de deslizamento 3D e busca global 2D/3D são apenas alguns exemplos dos desenvolvimentos mais recentes. 

Mais detalhes disponíveis aqui. 

Estudo de caso comparando PLAXIS LE vs GeoStudio

Uma análise detalhada da estabilidade do deslizamento de terra de Ripley no centro de British Columbia, Canadá, foi originalmente desenvolvida no PLAXIS LE como parte de um projeto de pesquisa de pós-graduação. Este modelo avalia a análise de estabilidade de equilíbrio limite e investiga a influência das mudanças nas condições de poro-pressão da água neste local. O GeoStudio foi utilizado para verificar os resultados e o mecanismo de falha observado do Ripley Landslide. Os recursos integrais usados no GeoStudio para esta análise foram: 

  • A capacidade de combinar facilmente análises 3D de infiltração e estabilidade;
  • A utilização de camadas fracas para definir uma descontinuidade;
  • Os métodos de pesquisa disponíveis – Pesquisa Cuckoo (Cuckoo search) para investigar a área de falha crítica, bem como totalmente especificada (fully-specified ) para replicar os resultados do PLAXIS LE.

Por que algúem deveria usar o GeoStudio?  

O GeoStudio pode economizar de 70 a 80% do tempo de design e fornecer uma compreensão mais profunda do seu projeto. Em um problema de estabilidade de taludes, o usuário pode criar um modelo rápido, realizar uma análise direta de estabilidade e sensibilidade de taludes (múltiplas ao mesmo tempo) e ferramentas de visualização poderosas para interpretar os resultados do modelo. 

GeoStudio é uma solução única que oferece a capacidade de resolver vários tipos de análise em múltiplas geometrias em um único arquivo, aumentando a confiança e reduzindo riscos. Além dos quarenta anos (!) de desenvolvimento do GeoStudio, a posição do GeoStudio no portfólio de produtos da Seequent permite interoperabilidade estendida com soluções como o Leapfrog, para benefícios adicionais de fluxo de trabalho e uma experiência de modelagem incomparável. 

Participe do nosso webinar para saber mais sobre como o GeoStudio ajudará no seu fluxo de trabalho geotécnico. 

Relevant Tags

Do you have remaining budget? Are you wondering what to do for your end of year budget spending? This article ...

Introduction  Jody Robinson, at DRS-Engineering, works with slope stabilization and retaining walls design, among other geo-structures in California. Waterfront repairs, ...

In this project, Jody used PLAXIS 2D as a single tool. The topography and subsurface layers were imported as CAD ...