O principal formato de arquivo do MicroStation é o arquivo de projeto (DGN), mas não é o único formato de arquivo compatível com o MicroStation. Neste blog, veremos mais de perto todos os diferentes formatos de arquivo com os quais você pode trabalhar no MicroStation.
O que é um formato de arquivo? É a forma como um arquivo com informações gráficas (vetoriais ou raster) é armazenado em seu computador em bits e bytes. Cada provedor de software tem seu próprio caminho que é mais adequado para esse propósito. Você pode perguntar: existe um padrão para isso? Resposta: Sim, mas existem muitos padrões para formatos de arquivo. Esse é o problema. Felizmente, no MicroStation, muitos formatos diferentes de arquivo são suportados.
“Suportado”, neste caso, significa:
- Abrir o arquivo para somente leitura ou anexá-lo como referência
- Abrir o arquivo para leitura e gravação para que você possa fazer alterações no arquivo
- Importar – ler um arquivo e armazená-lo no formato DGN
- Exportar – salvar um arquivo em outro formatot
O MicroStation pode trabalhar com os formatos de arquivo DGN, V7 e DWG. O formato V7 é uma versão mais antiga do formato DGN. DWG é o formato de arquivo do AutoCAD.
O processo de mudar o arquivo de um formato para outro é chamado de conversão. É como a tradução de um texto de um idioma para outro. E, como em uma tradução, sempre há o risco de perder informações durante o processo de conversão. Em uma tradução, você usa um dicionário e regras gramaticais. Em uma conversão, às vezes as configurações são usadas para controlá-la. Portanto, tente evitar conversões em seu fluxo de trabalho. Não converta arquivos para outros formatos, a menos que seja necessário.
Agora vamos explorar os formatos de arquivo compatíveis com o MicroStation!
Salvar como
Você pode usar “Salvar como” para formatos de arquivo que podem ser abertos pelo MicroStation no modo de leitura e gravação.
Você também pode usar a ferramenta Exportar. A diferença é que “Salvar como” abrirá o novo arquivo após a conversão. Exportar é apenas criar o novo arquivo e não abri-lo.
Importar
Com o Importar, você pode ler dados vetoriais de um arquivo em um formato não DGN para o arquivo DGN atualmente aberto. No menu em segundo plano, em Importar, você verá que os vários formatos de arquivo estão agrupados em três categorias.
Exportar
O Exportar é encontrado no mesmo menu. Ele é usado para ler dados do Modelo aberto atual para um arquivo em outro formato de arquivo. Os vários formatos de arquivo são agrupados em quatro categorias.
Anexar referência
Para exibir dados vetoriais de todos os tipos de formatos de arquivo, Anexar como Referência é usado. Ele tem dados gráficos como plano de fundo somente leitura para o seu projeto. Ao anexar, você pode definir atributos como apresentação, simbologia e posição. Abaixo está a lista de formatos de arquivo que você pode anexar como referência ao seu modelo de projeto.
Anexar raster
A lista de formatos de arquivo Raster é longa. Ao anexar, você pode definir a posição, a sequência de exibição, a transparência e muito mais.
Conversão raster
O MicroStation também pode converter arquivos raster de um formato para outro. Você pode alterar o tamanho, a resolução, a cor e o Sistema de Coordenadas Geográficas. Aqui está o diálogo:
Nuvem de pontos e malha realística
Esta é a lista de todos os formatos de arquivo da Nuvem de Pontos que o MicroStation pode ler.
Após a leitura, a Nuvem de Pontos é convertida para o formato de usuário interno (.pod). Na caixa de diálogo Nuvem de pontos, existem algumas opções para Exportar e Converter.
Para obter a lista mais atualizada de formatos de arquivo suportados, visite a documentação de Ajuda do MicroStation. Você pode encontrar a ajuda sobre a documentação do produto. Na Atualização 15, foi adicionada a possibilidade de anexar um iModel como referência.
No OpenCity MAP, mais alguns formatos são suportados, especialmente os formatos relacionados ao GIS.