Home / Software Posts / Formatos de Arquivo Suportados pelo MicroStation

Formatos de Arquivo Suportados pelo MicroStation

Bentley Expert Profile Image

Bentley Expert

A man works at a computer in a modern office while colleagues collaborate in the background.

Share

O principal formato de arquivo do MicroStation é o arquivo de projeto (DGN), mas não é o único formato de arquivo compatível com o MicroStation. Neste blog, veremos mais de perto todos os diferentes formatos de arquivo com os quais você pode trabalhar no MicroStation.

O que é um formato de arquivo? É a forma como um arquivo com informações gráficas (vetoriais ou raster) é armazenado em seu computador em bits e bytes. Cada provedor de software tem seu próprio caminho que é mais adequado para esse propósito. Você pode perguntar: existe um padrão para isso? Resposta: Sim, mas existem muitos padrões para formatos de arquivo. Esse é o problema. Felizmente, no MicroStation, muitos formatos diferentes de arquivo são suportados.

“Suportado”, neste caso, significa:

  • Abrir o arquivo para somente leitura ou anexá-lo como referência
  • Abrir o arquivo para leitura e gravação para que você possa fazer alterações no arquivo
  • Importar – ler um arquivo e armazená-lo no formato DGN
  • Exportar – salvar um arquivo em outro formatot

O MicroStation pode trabalhar com os formatos de arquivo DGN, V7 e DWG. O formato V7 é uma versão mais antiga do formato DGN. DWG é o formato de arquivo do AutoCAD.

O processo de mudar o arquivo de um formato para outro é chamado de conversão. É como a tradução de um texto de um idioma para outro. E, como em uma tradução, sempre há o risco de perder informações durante o processo de conversão. Em uma tradução, você usa um dicionário e regras gramaticais. Em uma conversão, às vezes as configurações são usadas para controlá-la. Portanto, tente evitar conversões em seu fluxo de trabalho. Não converta arquivos para outros formatos, a menos que seja necessário.

Agora vamos explorar os formatos de arquivo compatíveis com o MicroStation!

Salvar como

Você pode usar “Salvar como” para formatos de arquivo que podem ser abertos pelo MicroStation no modo de leitura e gravação.

CAD file format

 

Você também pode usar a ferramenta Exportar. A diferença é que “Salvar como” abrirá o novo arquivo após a conversão. Exportar é apenas criar o novo arquivo e não abri-lo.

Importar

Com o Importar, você pode ler dados vetoriais de um arquivo em um formato não DGN para o arquivo DGN atualmente aberto. No menu em segundo plano, em Importar, você verá que os vários formatos de arquivo estão agrupados em três categorias.

Importing design files

 

Exportar

O Exportar é encontrado no mesmo menu. Ele é usado para ler dados do Modelo aberto atual para um arquivo em outro formato de arquivo. Os vários formatos de arquivo são agrupados em quatro categorias.

Exporting design files

 

Anexar referência

Para exibir dados vetoriais de todos os tipos de formatos de arquivo, Anexar como Referência é usado. Ele tem dados gráficos como plano de fundo somente leitura para o seu projeto. Ao anexar, você pode definir atributos como apresentação, simbologia e posição. Abaixo está a lista de formatos de arquivo que você pode anexar como referência ao seu modelo de projeto.

Attaching Reference in Design Files

 

Anexar raster

A lista de formatos de arquivo Raster é longa. Ao anexar, você pode definir a posição, a sequência de exibição, a transparência e muito mais.

DGN file and DWG file

Conversão raster

O MicroStation também pode converter arquivos raster de um formato para outro. Você pode alterar o tamanho, a resolução, a cor e o Sistema de Coordenadas Geográficas. Aqui está o diálogo:

CAD file format

 

Nuvem de pontos e malha realística

Esta é a lista de todos os formatos de arquivo da Nuvem de Pontos que o MicroStation pode ler.

Design files

 

Após a leitura, a Nuvem de Pontos é convertida para o formato de usuário interno (.pod). Na caixa de diálogo Nuvem de pontos, existem algumas opções para Exportar e Converter.

Point Cloud design files

 

Para obter a lista mais atualizada de formatos de arquivo suportados, visite a documentação de Ajuda do MicroStation. Você pode encontrar a ajuda sobre a documentação do produto. Na Atualização 15, foi adicionada a possibilidade de anexar um iModel como referência.

No OpenCity MAP, mais alguns formatos são suportados, especialmente os formatos relacionados ao GIS.

Relevant Tags

Both CAD (Computer-Aided Design) and BIM (Building Information Modeling) are popular software technologies used in the architecture, engineering, and construction ...
Whether it is a small renovation project or a massive university campus, centralized storage and sharing of this ever-increasing amount ...
Save valuable project time, increase productivity, and streamline your workflow with MicroStation’s default shortcuts! Shortcuts provide easy and quick access ...