Home / Software Posts / Escolha a melhor forma de licenciamento de software para você! – Confira as alternativas atuais de licenciamento

Escolha a melhor forma de licenciamento de software para você! – Confira as alternativas atuais de licenciamento

Bentley Expert Profile Image

Bentley Expert

best-software-licensing

Share

A forma de licenciamento, apesar de ser muitas vezes complexo e oneroso, é talvez o aspecto mais negligenciado aos fluxos de trabalho tecnológicos.

Ao longo dos anos, os modelos de licenciamento de software evoluíram consideravelmente tanto em escopo como na escala; sendo desenvolvidos desde planos especiais para grandes contas globais com centenas de usuários, até as alternativas de assinaturas para apenas poucos aplicativos.

Para muitos empresas de engenharia e consultores idenpendentes, o orçamento para licenciamento de software pode ser um enorme desafio, pois envolvem taxas inesperadas, custos indiretos e incertos e capacidade limitada de adaptação ou ajuste às direções estratégicas de negócios.

Vamos analisar os vários tipos de licenciamento aqui, enquanto comparamos e contrastamos as soluções de licenciamento mais comuns.

As formas tradicionais

Existem três formas de licenciamento com os quais a maioria das empresas está familiarizada. Todas projetadas para acomodar organizações de qualquer tamanho.

perpetual Licenças Perpétuas

O Licenciamento perpétuo com manutenções anuais tem benefícios como suporte técnico, atualizações e upgrades. O que você precisa saber sobre as licenças perpétuas:

  • Possibilidade de trocar soluções durante a renovação da manutenção anual (por exemplo, trocar ferramentas de projeto civil por soluções de modelagem hidráulica e hidrológica)
  • Exige investimento inicial e antecipado e, valores recorrentes para a renovação da manutenção anual.
  • A licença de software perpétua autoriza um usurário a usar um programa indefinidamente
  • Com exceção em casos de rescisões, a licença perpétua permite que o titular use uma versão específica de um determinado programa de software continuamente com o pagamento de uma única taxa.
  • Junto com o licenciamento perpétuo de software, o fornecedor geralmente oferece um período de suporte técnico de um até três anos.
cloud2

Cloud service
A modalidade de Cloud Service Subscription (CSS) oferece aos usuários um consumo anualizado garantido, entretanto a flexibilidade para acomodar um aumento nas licenças de software ou soluções diferentes é limitada. É importante que os usuários CSS gerenciem seu uso adequadamente para planejar seu orçamento anualmente.

QTL Pague conforme utiliza

Muitas empresas de pequeno e médio porte preferem o modelo de pagamento conforme o uso, que atende aquelas empresas que precisam de alguma flexibilidade para acomodar projetos de curto prazo. Por exemplo, a fatura de licenciamento trimestral “Quarterly Term License(QTL) introduzida pela Bentley oferece alguma flexibilidade, pois uma licença pode ser instalada em quantas máquinas forem necessárias. Esses acordos de licenciamento funcionam bem para muitos, embora possa ser difícil prever com precisão as despesas anuais de software

Um dos maiores desafios é que, independentemente do tipo de licenciamento que você escolher, ainda haverá despesas adicionais para treinamento e, muitas vezes, de suporte técnico. Em consequência, os custos totais começam a aumentar.

A Novidade

O mais novo e moderno modelo de licenciamento é a licença profissional “practitioner license”, que é uma licença de software com duração de 12 meses para um usuário nomeado. Este modelo de licenciamento oferece flexibilidade, acessibilidade e elimina custos inesperados.

Virtuoso_Infographic_800x450

A Virtuosity, uma empresa Bentley, criou um modelo de licenciamento exclusivo que permite às empresas comprar, aprender e utilizar um produto rapidamente.

A Virtuosity oferece vendas online das licenças Virtuoso, que inclui uma licença profissional combinada com treinamento especializado. A subscrição Virtuoso enfoca na flexibilidade, previsibilidade de custos e aumento da produtividade.

Toda licença Virtuosity incluí:

  • Licença professional de 12meses para um usuário nomeado (é possível transferir a licença para outro usuário)
  • Keys, que são como fichas, que podem ser resgatadas para acessar treinamentos personalizados, mentoria particular e / ou aprendizado sob demanda.

Empresas de engenharia e construção entendem que a compra de licenças Virtuoso as ajudam a atender às suas necessidades econômicas e de projeto com custo inicial reduzido e acesso a treinamento especializado.

Quote

Werner Felber, Sócio-Diretor da empresa de engenharia, Boley Geotechnick GmbH, Beratende Ingenieure, gosta especialmente do uso ilimitado e acesso às soluções e aplicativos entre escritórios internacionais. “Como resultado, podemos apoiar projetos com uma equipe internacional de maneira mais eficiente e ao utilizar os desenvolvimentos mais recentes dos produtos Virtuosity, podemos garantir nossa competitividade de mercado e os melhores resultado para nossos clientes.”

Resumindo

Alternativas de licenciamento Indicado para…
Licença pepétua
(com manutenção anual)
Demanda constante de projetos e compromissos de longo prazo
Licenças Temporárias Trimestrais (QTL) Suprir projetos de curto prazo com supervisão rigorosa do uso das soluções
Cloud Service Subscription Empresas com orçamentos pequenos ou já estabelecido que monitoram rigidamente o uso dos aplicativos
Licenças profissional
(Subscrição Virtuoso)
Empresas que exigem custos iniciais mais baixos e acesso a treinamento especializado para começar rapidamente os projetos.

Toda empresa possui necessidades e prioridades distintas e uma alternativa de licenciamento que se adapte a uma empresa não é necessariamente adequado a outra. Portanto, escolha o que faça sentido para suas condições e realidades e considere a alternativa mais recente oferecida por meio do site Virtuosity, a Licença de Profissional. Por meio do site Virtuosity, você obterá uma licença de software de 12 meses, para um usuário nomeado com uso ilimitado e sem taxas inesperadas, além de obter o treinamento necessário para começar a usar e adotar as soluções Bentley rapidamente!


Artigos Relacionados:

É uma empresa de pequeno ou médio porte que necessita de opções de licenciamento mais práticas? Leia este artigo para aprender sobre a nova tendência de licenciamento para pequenas e médias empresas que a ajuda a extrair o máximo do investimento em ferramentas computacionais. Esta é a melhor opção de licença de software para pequenas e médias empresas de engenharia.

Você consegue usar todo o potencial de seus softwares? Obtenha o máximo do seu software Bentley com a Virtuosity. Saiba mais neste artigo sobre a subscrição Virtuoso e sua “chave” para o sucesso.

Nós contacte caso tenha perguntas. Nossos especialistas em nossas soluções estão à sua disposição para ajudá-los!

Relevant Tags

Bridge information modeling (BrIM), or BIM for bridges, is an advanced methodology for the bridge design and construction industry. Intelligent, ...

My father was a classic engineer. If you asked him the time, he’d tell you how to build the watch. ...

Bentley Systems, Incorporated launched Virtuosity, a Bentley Company, to accommodate small and mid-size firms that need Bentley’s world-class design and ...