Home / Software Posts / Caso de sucesso PLAXIS: remediação de ruptura de talude de estrada

Caso de sucesso PLAXIS: remediação de ruptura de talude de estrada

Felipe De Nadai Profile Image

Felipe De Nadai, Geotechnical Engineer

Share

ENSOLO é uma empresa que vem operando por 49 anos com projeto, execução e controle de fundações e contenções. O principal mercado é obras urbanas, mas também opera com obras marítimas e encostas. Luiz Olavo é seu engenheiro geotécnico.

Durante as chuvas fortes de 2022, uma encosta da PR 182 se rompeu. A estrada é a principal conexão entre Salgado Filho e Flor da Serra do Sul, no sudoeste do estado do Paraná. Ensolo foi chamada para fazer o projeto de contenção dessa encosta para permitir a reconstrução desse trecho de rodovia.

Alta Produtividade Ao Longo De Diferentes Funcionalidades

Como as investigações de campo indicaram a presença de rocha a baixa profundidade, com a ruptura ocorrendo de forma profunda, foi necessário realizar retroanálises para obter os parâmetros geotécnicos do solo e da rocha. Para isso, analisar com elementos finitos foi útil para reproduzir a cunha de ruptura na profundidade observada. Usando o modelo constitutivo Jointed Rock foi possível concluir que o solo entre as fraturas da rocha é que governavam a resistência do maciço devido ao alto grau de fraturamento da rocha.

Para essa tarefa, o PLAXIS deu ao Luiz Olavo alta produtividade devido à sua facilidade de uso. Ele já usou outros softwares antes, mas nenhum proporcionou esse nível de produtividade. Luiz estava usando o PLAXIS há cerca de um ano e seu contato prévio com o software foi somente uma demonstração técnica feita pela equipe da Bentley Systems na época de seu mestrado.

PLAXIS foi usado inicialmente com o objetivo de modelar a cunha de ruptura observada para obter os parâmetros geotécnicos do solo. Então, a estrutura de contenção foi projetada, inicialmente por tentativa e depois otimizada com a ajuda do PLAXIS para obter o fator de segurança apropriado com o menor custo, mantendo as deformações dentro do limite esperado. A rocha fraturada foi modelada com o modelo constitutivo Jointed Rock, o solo de preenchimento com o modelo Mohr Coulomb e foi possível introduzir as forças de protensão dos tirantes na estimativa dos deslocamentos durante o construção. Foi possível fazer todas as retroanálises e o dimensionamento do muro de contenção usando somente o PLAXIS.

remediação de ruptura

Economizando Tempo No Escritório, Economizando Trabalho Em Campo

Luiz pôde obter os parâmetros geotécnicos que a investigação de campo não forneceu, além obter as deformações, o que não seria possível através uma análise por equilíbrio limite e sem uma modelagem tensão-deformação correta. Parâmetros de elasticidade foram obtidos através de correlações com ensaios realizados em solos similares. O PLAXIS permitiu cortar o tempo de análise pela metade. Além disso, não seria possível obter os mesmos resultados obtidos pela retroanálise sem o emprego de ensaios especiais que requerem muito tempo e são caros, o que não estavam disponíveis no projeto pelo fato de que a estrada estava bloqueada pela própria ruptura.

O PLAXIS proporciona tempo de análise reduzido, permitindo respostas rápidas e ajudando na otimização de estruturas de contenção. Mesmo quando essa otimização não se reflete em redução da estrutura de reforço ou comprimento de tirante, ela permite uma melhor estimativa de deformações, que é o que realmente impacta a vizinhança no caso de muros de contenção, fazendo-os mais seguros.

PLAXIS Talude

Assista ao nosso OnDemand Webinar com Luiz Olavo

Relevant Tags

Atualmente, usar FEM como ferramenta na engenharia geotécnica é extremamente útil para a análise dos mecanismos de ruptura e fatores ...
Si bien los métodos convencionales han jugado un papel importante en el análisis geotécnico, a menudo se basan en suposiciones ...
In order to obtain stresses and deformations in a geotechnical analysis, finite element analyses require stiffness parameters in addition to ...